Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

6º dia de Atividades

Neste 6º dia de Operação Seridó na cidade de Timbaúba dos Batistas, os Rondonistas puderam conhecer um pouco mais da cidade.
Diante da curiosidade de conhecer a imagem do santo padroeiro da cidade São Severino Mártir – o santo deitado, alunos e Coordenadores visitaram a Igreja.
São Severino Mártir


Rondonistas e Anjo



Na torre do sino



Igreja de Timbaúba dos Batistas (Onde está o Rondonista?)




















Resposta da foto anterior : no alto da torre do sino!















Não satisfeitos em conhecer a parte interna da Igreja, os Rondonistas subiram até a torre do sino. Do alto da torre, uma visão privilegiada de toda a cidade rendeu fotos espetaculares.
Vista da Cidade



No turno da noite, tivemos a Oficina: Discutindo os Agravos Ambientais. Que rendeu muitas discussões sobre a situação ambiental da cidade.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

4º dia de atividades - 27 de Janeiro de 2011

Oficina de Orçamento Público




Nesta quinta-feira, dia 27 de janeiro de 2011 logo pela manhã tivemos a oficina de Orçamento Público, onde foram discutidos os conceitos de PPA, LDO e LOA. O público desta oficina foram os servidores da prefeitura de forma geral e cidadãos interessados em entender um pouco mais sobre o funcionamento das contas públicas.




Ainda no turno na manhã tivemos uma atividade voltada para os Professores do PETI, onde foram discutidos vários temas, tais como disciplina, atividades recreativas...
Na parte da tarde, as atividades Melhorando os Indicadores com o Bolsa Família e Cuidando da Merenda, tiveram um bom público. Mas o destaque vai para a oficina de Recursos para Formação Continuada de Educadores e Técnicos da SEC, onde foi discutida a criação de uma Associação de Professores em Timbaúba dos Batistas.
Professores do PETI

Oficina Bolsa Família

No turno da noite, tivemos a Oficina de Marketing para Pequenos Comerciantes, que contou com discussões sobre as teorias do Marketing e um teatro improvisado pelos Rondonistas. O público presente era de comerciantes locais e a população.
Oficina de Marketing
Teatro dos Rondonistas



A atividade mais esperada deste 4º dia foi o Cine Rondon, que apresentou o filme Avatar, apesar da restrição de idade, que foi de 14 anos, o Auditório da Casa de Cultura ficou lotado.  Os Rondonistas,  com o apoio do comércio local, produziram e distribuíram  pipoca para os espectadores.  
Cartaz de Divulgação do Cine Rondon

Rondonistas produzindo pipoca

Público no Auditório da Casa de Cultura

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Projeto Rondon em Timbaúba dos Batistas inicia semana com muita atividade

Foto Oficial no Aeroporto do Galeão


Equipe USS
Nestes três primeiros três dias de atividades do Projeto Rondon, em Timbaúba dos Batistas, as palestras e oficinas foram bastante concorridas e com intensa participação das pessoas que compareceram.
  no primeiro dia, as crianças da cidade compareceram às atividades propostas pela Gincana Esportiva , realizada na Quadra Maria Dalva, e divertiram-se muito com as brincadeiras e jogos.
No Centro Cultural, os rondonistas participaram de reunião com lideranças locais para a elaboração do planejamento do Mutirão da Sucata, que foi realizado na quarta-feira. E no Auditório, relaizou-se a palestra sobre a Agenda Ambiental na Administração Pública
Gincana Esportiva
Ainda na tarde de segunda-feira, na Escola Basilio, realizou-se  a Capacitação pedagógica para monitores e técnicos do Programa de Erradicação  do Trabalho Infantil, com a presença dos Monitores e Técnicos do PETI e Professores da Rede escolar.
A  chuva da segunda feira á noite não foi suficiente para diminuir a animação das crianças, que cedo já ocupavam novamente a quadra para participar das oficinas com muita música e dança.
Na Escola Municipal Paulinho Batista, o aluno  de Sistemas de Informação, Jonathan, trabalhou com os professores, discutindo as dificuldades no uso e aplicação da informática no ambiente educacional. E a tarde continuou com o mesmo  tema,  discutindo com pessoas da comunidade.
Oficina com os Professores


Alunos de Medicina Veterinária e de Turismo iniciaram as visitas as área mais distantes do município, para conhecer melhor a realidade sanitária do rebanho  e o levantamento da potencialidade turística, a partir da realização do Inventário Turístico.

Visita aos sítios arqueológicos

Os funcionários da Secretária de Cultura e Secretaria de Saúde, líderes comunitários e funcionários da Secretária de Obras, reunidos com os rondonistas , iniciaram a estruturação e capacitação  para atividades culturais e  preparação da  Feira de Saúde, que será realizada no dia 29 de Janeiro.
À tarde, houve uma oficina movimentadíssima : “Prevenindo a violência domestica”. Com a participação da comunidade em geral, técnicos, professores , funcionários da Assistência Social e outros, discutimos bastante  questões relacionadas à violência contra a criança, o idoso, o jovem e a mulher,  importante para o desenvolvimento da sociedade.
O pessoal da saúde e da assistência social participou do curso “ O cuidado das famílias: o trabalho sistematizado de assistência”, que ocorreu em três dias, com a participação das duas Universidades.

À noite na Escola Basilio, a palestra do aluno de Administração, Pedro, foi bastante concorrida, com sessenta pessoas, discutindo os aspectos da Liderança e do  Relacionamento.  Enquanto na Casa de Cultura,  o foco foi a preservação do patrimônio cultural de Timbaúba dos Batistas.
As  ruas de Timbaúba amanheceram agitadas pela criançada, que participou do Mutirão da Sucata. Com  palhaço, música e  muita animação, o mutirão recolheu das ruas materiais descartáveis, que foram utilizados a tarde na produção de brinquedos, pelas crianças.

Mutirão da sucata

Os funcionários da prefeitura municipal puderam participar na quinta- feira da oficina sobre as ferramentas orçamentárias. Ela foi prestigiado por diversos Secretários Municipais, que contribuíram muito com a discussão. Na Escola Basilio, professores do ensino fundamental, participaram da Palestra sobre atividades recreativas para crianças.
E à tarde, enquanto as merendeiras assistiam  à Oficina sobre a produção de alimentos, que abordou as questões voltadas  à nutrição e higiene, os professores  participaram da oficina  sobre  r ecursos para a formação continuada de educadores e técnicos da Educação.

PUC – RS e USS são recebidos com festa em Timbaúba dos Batistas


O Projeto Rondon chegou no dia 23 de janeiro, domingo, às 20h30min em Timbaúba dos Batistas – RN. A equipe, formada pela PUCRS e pela USS – RJ, desceu do ônibus depois de 5h de viagem numa grande animação. A equipe se surpreendeu com o empenho e a vontade da população em preparar a estadia dos universitários. Os participantes tiveram uma recepção calorosa no auditório da Casa de Cultura da cidade com fogos de artifício e várias apresentações, com a Filarmônica de Timbaúba. 
Os alojamentos foram preparados especialmente e equipados com computadores, internet, colchões, travesseiro novos e vasta quantidade de diversos alimentos disponíveis para a chegada do grupo. A comunidade visita com freqüência o alojamento do Projeto Rondon para trazer diversas comidas típica como canjica, siriguela e queijo de manteiga. Segundo relata Ivan Dourado, aluno da PUCRS: “Foi um contato olho no olho com pessoas maravilhosas. Tivemos desde o início uma recepção maravilhosa, além dos fogos de artifício e orquestra local, os abraços e os sorrisos marcaram esses três primeiros dias de operação. De minha parte, vivenciei o contato com crianças e jovens, que possuem muita energia, carinho e admiração pelo nosso trabalho. Foi reconfortante ver os sorrisos e sentir os abraços depois de cada oficina. Os jovens já possuem a atitude de uma geração que carrega a cultura e o sentimento de felicidade, que nos conquistou e serão lembrados sempre. Por fim, fica a expectativa de o convívio ser ainda melhor nos próximos dias.”    



O impressionante é o reconhecimento da comunidade depois de três dias de trabalho em Timbaúba dos Batistas. Um dos coordenadores da equipe, Cássio Machado revela: “é incrível o que um ser humano pode experienciar em três dias, e diria que é impossível exponenciar o que pode ocorrer em 15.” 

O aluno Pedro Camargo, do Curso de Administração da USS, encantado com as recepção diz: " Não existe experiência como esta.  Para poder entender o que é estar no Rondon, tem de vir participar"